INTRODUÇÃO

Quando eu era criança, meus amados e esforçados “professores”, imbuídos das melhores intenções e empenhados em preparar-me para a vida futura na sociedade, prescreveram-me algumas regras para avaliar o comportamento humano quanto ao certo e errado.

Alguns, possivelmente preocupados em não me assustar, transmitiram-me um único modo de “ver o mundo” com respeito à ciência, filosofia, ética, religião.

Outros, menos apreensivos com a tranquilidade do espírito, alertaram-me para a existência de mundos diferentes, bem como de formas diversas para observá-los.

O primeiro grupo de “professores” – os convergentes e presos à tradição dogmática e da certeza única – dificultou-me ou impediu-me de observar, examinar e julgar os eventos e as relações humanas sob prismas diferentes dos afirmados.

O segundo grupo de “professores”os divergentes, defensores da tradição crítica, assentados na dúvida construtiva – ensinou-me que todo conhecimento envolve contradições, incertezas e princípios discutíveis, pois nada é definitivo e universal. Esses mestres tiveram a coragem e a humildade necessárias, dignas dos verdadeiros professores, de criticarem as próprias hipóteses que possuíam e ensinavam. Graças a eles, muitos alunos, como eu, puderam crescer sem se prenderem rigorosamente a nenhuma idéia externa.

Deixo aqui minha gratidão a esses homens de mente crítica e flexível. Devo muito a eles.

2 comentários para “INTRODUÇÃO”

  1. Não tive estes professores flexiveis como tambe nao tive os dogmaticos,minha genetica ,o meio,e acondiçai em que nasci me deu capacidade de contestação dos dogmas,depois meus professores os encontreii nas mais diversas circintancias,logico que conheci varios quando resolvi na adolescencia buscar leituras além da grade curricular,encontrei tambem aqui na internet o Galeno alvarenga,um professor que faz com que a ciência chegue de forma simples e esclarecedora aquem interessa saber,obrigado professor…

    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 Windows XP Windows XP
    Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 8.0; Windows NT 5.1; Trident/4.0; BTRS4788; GTB7.2; .NET4.0C; .NET CLR 3.0.4506.2152; .NET CLR 3.5.30729; .NET CLR 2.0.50727)
  2. Ei, professor!

    Onde eu encontro aquele segundo grupo de professores?
    Existem?
    Seriam como os templários?
    Se assim fossem já seria melhor do que sustentar o papai noel ou o coelho da páscoa.
    Como disse no outro comentário, li apenas o primeiro tópico do capítulo “Valores”, mas já gostei da obra e vou tentar seguir a leitura “on line”.

    Bom dia.

    Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 Windows XP Windows XP
    Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 7.0; Windows NT 5.1; .NET CLR 1.1.4322; .NET CLR 2.0.50727; .NET CLR 3.0.4506.2152; .NET CLR 3.5.30729; InfoPath.2)

Comente!

Você precisa fazer LogIn para publicar um comentário.

Você está lendo...

Crônicas & Ensaios - Uma crítica aos costumes

Capa  Crônicas & Ensaios - Uma crítica aos costumes

Os textos do autor descrevem cenas do dia-a-dia, expressando emoções vividas e memorizadas, observadas pelos "óculos" do psiquiatra, psicólogo e p ...

Livro online (leia aqui!)

Painel de acesso

Veja também…

Abuso / Violência Sexual Abusos nas Receitas Médicas Agressividade e Violência Alcoolismo (vício em álcool) Ansiedade Ansiolíticos Antidepressivos Aprenda a não ser tolo Avaliação Psicológica / Diagnósticos Casamento: felicidade e problemas Charlatões / Manipuladores Comportamento / Condutas Consultas médicas / Exames / Tratamentos Crenças antigas / Mitos / Superstições Cérebro e Mente Dependência Psicológica Dependência Química / Drogadição Depressão Desenvolvimento Cognitivo / Cognição Disfunções Sexuais (Problemas Sexuais) Divórcio / Separação Doentes Mentais - Pacientes Psiquiátricos Doenças e Doentes Doenças Mentais (transtornos) Dopamina Drogas / Medicamentos / Remédios Educação e Conhecimento Efeitos Colaterais Emoções Primárias Emoções Sentimentos Controle Entendendo o Ser Humano Esquizofrenia Estresse (Stress) Estresses Problemas e Adversidades Estruturas Neurais Estímulos Emocionais Estímulos Sensoriais Evolução da Mente Família e Casamento Festas populares e Lazeres Filhos Filosofia Funções Cerebrais Guerra dos sexos Ideologias e sonhos Informação Linguagem e comunicação Jovens Ligações Amorosas / Afetivas / Sociais Linguagem médica / Jargões Livros Online Grátis Livros Psicologia Livros Psiquiatria Mapa mental Medicina Antiga Medo Pânico Memória e Indivíduo Médico vs Paciente Neuro-hormônios peptídeos Neurociência Neuropsicologia Neurotransmissores Oxitocina ou ocitocina Pensamento / Raciocínio Percepção Estímulo Poder da mente Política: Políticos e Corrupção Problemas sociais Psicologia Psicose (Delírios / Alucinações) Psicoterapia / Psicanálise Psiquiatria Psiquiatria Antiga Razão vs Emoção Receitas Médicas / Prescrição de Medicamentos Relacionamentos Religião Riscos para Saúde Saúde mental Serotonina Sexo e Sexualidade Simbolismos Sinapses Sistema Emocional Sistema límbico Sistema Motivacional Sistema Neural Neurônio Sistema Sensorial Sociedade: Valores e Cultura Solidão Suicídio Suicidas Síndrome de Abstinência Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Transtorno de Personalidade Anti-social (antissocial) Transtorno de Personalidade Narcisista Transtornos de Ansiedade Transtornos de Personalidade Transtornos dos Hábitos e dos Impulsos Transtornos Emocionais (de Humor) Transtornos Sexuais Uso de Drogas (Consumo)