Pensamentos em consonância ao discutido

“Assim como os dominados sempre levaram mais a sério que os dominadores a moral que deles receberam, hoje em dia os nossos logrados sucumbem mais facilmente ao mito do sucesso que os bem sucedidos”.

Adorno/Horkheimer

“Os fabricantes de cosméticos não vendem lanolina, vendem esperança”.

Aldous Huxley

“Caminheiro: não há caminho. O caminho se faz andando”.

Antônio Machado

“A liberdade de persuadir e sugerir é a essência do processo democrático”.

Bernays

“Os sistemas tendem a subjugar o espírito humano. É subjugando o real que a idealização e a racionalização subjugam o espírito humano”.

Claude Bernard

“Sempre que vemos magnetismo no objeto das atenções, devemos suspeitar de uma apatia básica por parte do espectador”.

David Riesman

“A melhor definição de homem é: um ser que se habitua a tudo”.

Dostoievski

“Quem possui uma Ideologia é também possuído por ela. Como os deuses, as ideologias não são unicamente dependentes e instrumentais, mas também possessivas e exigentes”.

Edgar Morin

“Quando os humanos tomam os seus mitos e as suas idéias pela realidade, tendem a crer que os mitos e as suas idéias são o próprio mundo”.

Edgar Morin

“Não se dê ao homem, por Deus, mais poder antes que ele tenha aprendido a usar melhor o pouco que tem”.

Emerson

“O preto escravizado por sua inferioridade, o branco escravizado por sua superioridade: ambos se comportam de acordo com uma orientação neurótica”.

Black Skin, (White Masks) Fanon

“E Deus viu que era grande a malícia dos homens sobre a terra, e que todos os pensamentos de seu coração estavam sempre voltados para o mal. Pesou então ao Senhor de ter criado o homem na Terra, e seu coração amargurou-se. E o Senhor disse: destruirei da face da terra o homem que criei; tanto o homem, quanto os animais, e os répteis e as aves do céu, pois, me pesa tê-los criado”.

Gênesis

“Os novos mitos fizeram seus ninhos no próprio coração das idéias abstratas; as estruturas arcaicas do mito apropriaram-se das estruturas evoluídas das idéias”.

Georges Bataille

“A descrição epistemológica completa de uma linguagem “A”, não pode ser dada na mesma linguagem “A” , porque o conceito de verdade das proposições de “A” não pode ser definido em “A”. De outro modo: um sistema explicativo não explica a si mesmo, pois um princípio de elucidação é cego em relação a si próprio, isto é, o que define não pode ser definido por si mesmo”.

Gödel

“Seria o homem um erro da natureza: Mal adaptado, por ser excessivamente bem provido, nefasto ao equilíbrio biológico do planeta”.

Hubert Reeves

“Todo sistema aprisiona, produz cegueira, mesmo os que defendem e se assentam na liberdade”.

Isaiah Berlin

“A tragédia das democracias modernas é que elas ainda não conseguiram realizar a democracia”.

Jacques Maritain

“Tudo está em pedaços, foi-se toda a coerência”.

John Donne

“Quanto mais conhecemos o homem, mais admiramos o cão”.

Joussenet

“O esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual é o próprio culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir de seu entendimento sem a direção de outro”.

Kant

“O senso comum tende a afirmar que todo o acontecimento é causado por um acontecimento que o precede, de modo que se poderia prever ou explicar qualquer acontecimento… Por outro lado, o senso comum atribui às pessoas sãs e adultas a capacidade de escolherem entre várias vias de ações distintas…”

Karl Popper

“Os conceitos, como os indivíduos, têm suas histórias, e são tão incapazes de resistir – se opor – a devastação do tempo como são os indivíduos”.

Sören Kierkegaard

“Trouxemos a verdade, mas na nossa boca a verdade tinha todo o ar de mentira. Trouxemos a liberdade, mas nas nossas mãos a liberdade parece um látego. Trouxemos a verdadeira vida, mas onde se ouve a nossa voz as árvores secam, sussurram as folhas mortas. Trouxemos a promessa do futuro, mas esganiçamo-nos, gaguejamos, ao formulá-la…”.

Arthur Köestler

“Se não há maneira alguma de julgar uma teoria a não ser avaliando o número, a fé, e a energia vocal de seus participantes, então a verdade se encontra no poder, a mudança científica transforma-se numa questão de psicologia das multidões e o progresso científico é, em sua essência, um efeito da adesão dos vitoriosos; é uma espécie de conversão religiosa”.

Kuhn

“A primeira lei de todo ser é conservar-se e viver. Semeais cicuta e queres que amadureçam espigas?”

Maquiavel

“Os homens sempre elaboraram falsas concepções de si mesmos, daquilo que fazem, daquilo que devem fazer e do mundo em que vivem”.

Marx e Engels

“Nós alimentamos o coração com fantasias e o coração bestializou-se com essa dieta. Vivemos numa Ilha dos Prazeres”.

Neil Postman

“Sempre que um homem almeja persistente e longamente parecer outro, acaba tendo dificuldade de ser ele mesmo de novo”.

Nietzsche

“Vivemos num tempo em que nossas únicas necessidades são as coisas desnecessárias”.

Oscar Wilde

“Ao homem foi dada a palavra para esconder seu pensamento”.

Padre Malagrida

“Eles estudam o dia inteiro, não têm tempo para aprender”.

Pascal

“A aparência da verdade absoluta nada mais é que o resultado de um conformismo absoluto”.

Paul Feyerabend

“Dois perigos ameaçam constantemente o mundo: a ordem e a desordem”.

Paul Valery

“As pessoas daqui viraram as pessoas que elas fingem ser”.

Sam Shepard

“É tão mortal para o espírito ter um sistema como não ter nenhum. Portanto, este terá de resolver-se a reunir os dois”.

F. Schlege

“O homem só pode ser ele próprio quando está sozinho; se não gosta da solidão não gosta da liberdade”.

Schopenhauer

“O amor, como existe na sociedade, não passa da troca de duas fantasias e do contato de duas epidermes”.

Sebastien Chanfort

“Nada existe de bom ou mau, mas o pensamento assim o decidirá”.

(Hamlet) William Shakespeare

“Não se julgue um homem feliz, até que esteja morto”.

Solon

“Nós vemos os outros não como eles são, mas como nós somos”.

Talmud

“É proibido matar: todos os assassinos serão punidos salvo se matarem em grandes quantidades e ao som das trombetas”.

Voltaire

“Os deuses não nos revelaram desde o princípio/Todas as coisas; mas, com o tempo, /Se buscarmos poderemos aprender, conhecê-las melhor/A verdade certa, contudo, ninguém jamais a conheceu/Nem a conhecerá”.

Xenófanes

“Nem sempre a verdade é fundamental para a felicidade. Há pessoas que morrem quando seus olhos são abertos”.

Wilhelm Stekel

“A ciência é ainda mais instável que a Teologia; entretanto, no meio da instituição científica reina a mais anticientífica das ilusões: considerar absolutos e eternos os caracteres da ciência”.

Whitehead

“A eliminação da magia (pela teoria) tem o caráter de magia”.

Whitehead

Comente!

Você precisa fazer LogIn para publicar um comentário.

Você está lendo...

As Diversas Faces do Homem

Capa  As Diversas Faces do Homem

O objetivo aqui é o de transmitir ao leitor, ideias gerais e exemplos concretos capazes de esclarecer um pouco melhor a compreensão e a explicação ...

Livro online (leia aqui!)

Painel de acesso

Veja também…

Abuso / Violência Sexual Abusos nas Receitas Médicas Agressividade e Violência Alcoolismo (vício em álcool) Ansiedade Ansiolíticos Antidepressivos Aprenda a não ser tolo Avaliação Psicológica / Diagnósticos Casamento: felicidade e problemas Charlatões / Manipuladores Comportamento / Condutas Consultas médicas / Exames / Tratamentos Crenças antigas / Mitos / Superstições Cérebro e Mente Dependência Psicológica Dependência Química / Drogadição Depressão Desenvolvimento Cognitivo / Cognição Disfunções Sexuais (Problemas Sexuais) Divórcio / Separação Doentes Mentais - Pacientes Psiquiátricos Doenças e Doentes Doenças Mentais (transtornos) Dopamina Drogas / Medicamentos / Remédios Educação e Conhecimento Efeitos Colaterais Emoções Primárias Emoções Sentimentos Controle Entendendo o Ser Humano Esquizofrenia Estresse (Stress) Estresses Problemas e Adversidades Estruturas Neurais Estímulos Emocionais Estímulos Sensoriais Evolução da Mente Família e Casamento Festas populares e Lazeres Filhos Filosofia Funções Cerebrais Guerra dos sexos Ideologias e sonhos Informação Linguagem e comunicação Jovens Ligações Amorosas / Afetivas / Sociais Linguagem médica / Jargões Livros Online Grátis Livros Psicologia Livros Psiquiatria Mapa mental Medicina Antiga Medo Pânico Memória e Indivíduo Médico vs Paciente Neuro-hormônios peptídeos Neurociência Neuropsicologia Neurotransmissores Oxitocina ou ocitocina Pensamento / Raciocínio Percepção Estímulo Poder da mente Política: Políticos e Corrupção Problemas sociais Psicologia Psicose (Delírios / Alucinações) Psicoterapia / Psicanálise Psiquiatria Psiquiatria Antiga Razão vs Emoção Receitas Médicas / Prescrição de Medicamentos Relacionamentos Religião Riscos para Saúde Saúde mental Serotonina Sexo e Sexualidade Simbolismos Sinapses Sistema Emocional Sistema límbico Sistema Motivacional Sistema Neural Neurônio Sistema Sensorial Sociedade: Valores e Cultura Solidão Suicídio Suicidas Síndrome de Abstinência Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Transtorno de Personalidade Anti-social (antissocial) Transtorno de Personalidade Narcisista Transtornos de Ansiedade Transtornos de Personalidade Transtornos dos Hábitos e dos Impulsos Transtornos Emocionais (de Humor) Transtornos Sexuais Uso de Drogas (Consumo)