Altamiro não escapa do assalto

Vamos a outro exemplo. Para não cansar o leitor, tudo se passa do mesmo modo com Altamiro, primo de Antônio. Ocorre apenas que Altamiro, devido a um acidente de moto, bateu a cabeça no chão com violência há muitos anos e, depois de dias em coma no Pronto-Socorro, ficou aparentemente bom. Altamiro conversa bem, conta casos, e é até falante demais. Ele teve durante o acidente uma lesão grave exatamente no setor onde se localiza a Central (regiões diversas dos córtices pré-frontais). É nesse local que são recebidas e enviadas informações de todas as partes do organismo interno em função do que está ocorrendo dentro e fora da fábrica. Sendo o setor mais bem informado do organismo, essa região é vista como a responsável pela tomada de decisões, por ser uma central que aglutina, analisa e sintetiza as informações obtidas de todos os cantos do organismo/fábrica.

Pois bem. Altamiro ficou capacitado para resolver problemas simples, de imediato, ou seja, como expliquei acima, os que ativam as regiões subcorticais e algumas corticais, como a fala e os movimentos do corpo. Entretanto, a região chave do córtex pré-frontal encarregada, entre outras coisas, de prever a ocorrência de danos futuros, como poder ser assaltado ao sair do banco com dez mil reais na mão; dirigir o carro numa velocidade de 160 quilômetros por hora; sozinho, desafiar a torcida do galo etc., essa capacidade de representar o fato mentalmente, de modo tanto geral como minucioso, Altamiro perdera após o acidente.

Ele avaliava tudo mal: jogava sempre na sena, certo de que ganharia o grande prêmio; foi morar com a primeira sirigaita que encontrou, e ela lhe roubou tudo que havia guardado; foi preso, pois pegou no supermercado um DVD e colocou dentro do paletó achando que não seria observado.

Perto da rodoviária, ele, distraído, foi assaltado. Como só tinha um velho relógio de pulso, ficou sem ele, e também sem seu tênis que ganhou de sua mãe no Natal. Além disso, levou alguns tapas na face por ser tão pobre. Ele não entendeu porque fizeram aquilo com ele. Portanto, um defeito numa pequeníssima região do cérebro frontal pode prejudicar muito as tomadas de decisões mais sábias do indivíduo.

Ainda discussões sobre o transtorno de Altamiro

Imagine, meu prezado leitor, como relatei, uma lesão localizada no próprio setor decisório do organismo, ou seja, um problema no setor de tomada de decisões do organismo/fábrica. Nesse caso, todas as decisões e, geralmente, percepções, emoções, motivações, pensamentos e condutas, serão também afetadas e, consequentemente, todo o resto do edifício individual.

Desejo enfatizar que os fatores causadores desses problemas podem ser inúmeros; vocês todos os conhecem, vamos lembrar de alguns. Muitos desses problemas são defeitos na construção do organismo, como por exemplo: lesões cerebrais durante a gravidez, mutações genéticas causadas por fatores como uso de drogas e de muitos medicamentos, bem como má nutrição da mãe durante a gravidez. Todos esses fatores e outros podem afetar em grau pequeno ou grande a estrutura da fábrica em alguma parte, naturalmente, também, no cérebro. Conforme a lesão, esta, para sempre, irá prejudicar a eficiência da pessoa nesse complicado mundo.

Além disso, fatores ambientais, após o nascimento, podem provocar danos ou disfunções cerebrais e prejudicar a função de várias áreas dos dois andares. Entre eles, uma má alimentação e uma má criação, com muito cuidado ou nenhum ou pouco cuidado; um ambiente pobre em conhecimentos ou com paradigmas inadequados acerca das pessoas e do mundo e, mais tarde, uso de drogas, danos físicos ocorridos nos andares superiores como acidentes devidos a batidas de carro, brigas, quedas e, para completar, doenças como os tumores que atingem esses andares, doenças mentais que mudam seu funcionamento como as esquizofrenias, depressões, transtornos da personalidade, como, por exemplo, o Transtorno de Personalidade Anti-social.

O anti-social carrega um defeito no andar superior da fábrica que lhe torna incapaz ou com dificuldade de detectar riscos diante de uma determinada ação. O transtorno da personalidade anti-social se caracteriza, quanto ao seu mecanismo, por dificultar seu portador de sentir mal-estar (estômago, intestino, coração, pulmão, músculos etc.) ao imaginar realizar uma ação contra as normas aceitas: um assalto, estupro, dar um cheque sem fundo, agredir sem motivações plausíveis uma pessoa como a um homossexual, uma prostituta, sem-teto, idoso, mulheres, doentes físicos ou psíquicos, etc. De outro modo, o anti-social não é capaz de sentir emoções diante do sofrimento dos outros, chamada de “emoção vicariante”. Os livros de ficção, por exemplo, visam provocar no leitor emoções de satisfação ou insatisfação conforme o que está acontecendo com um e outro personagem. Os anti-sociais são capazes de relatar o que viram ou leram, mas sem demonstrar emoções.

Comente!

Você precisa fazer LogIn para publicar um comentário.

Você está lendo...

As Diversas Faces do Homem

Capa  As Diversas Faces do Homem

O objetivo aqui é o de transmitir ao leitor, ideias gerais e exemplos concretos capazes de esclarecer um pouco melhor a compreensão e a explicação ...

Livro online (leia aqui!)

Painel de acesso

Veja também…

Abuso / Violência Sexual Abusos nas Receitas Médicas Agressividade e Violência Alcoolismo (vício em álcool) Ansiedade Ansiolíticos Antidepressivos Aprenda a não ser tolo Avaliação Psicológica / Diagnósticos Casamento: felicidade e problemas Charlatões / Manipuladores Comportamento / Condutas Consultas médicas / Exames / Tratamentos Crenças antigas / Mitos / Superstições Cérebro e Mente Dependência Psicológica Dependência Química / Drogadição Depressão Desenvolvimento Cognitivo / Cognição Disfunções Sexuais (Problemas Sexuais) Divórcio / Separação Doentes Mentais - Pacientes Psiquiátricos Doenças e Doentes Doenças Mentais (transtornos) Dopamina Drogas / Medicamentos / Remédios Educação e Conhecimento Efeitos Colaterais Emoções Primárias Emoções Sentimentos Controle Entendendo o Ser Humano Esquizofrenia Estresse (Stress) Estresses Problemas e Adversidades Estruturas Neurais Estímulos Emocionais Estímulos Sensoriais Evolução da Mente Família e Casamento Festas populares e Lazeres Filhos Filosofia Funções Cerebrais Guerra dos sexos Ideologias e sonhos Informação Linguagem e comunicação Jovens Ligações Amorosas / Afetivas / Sociais Linguagem médica / Jargões Livros Online Grátis Livros Psicologia Livros Psiquiatria Mapa mental Medicina Antiga Medo Pânico Memória e Indivíduo Médico vs Paciente Neuro-hormônios peptídeos Neurociência Neuropsicologia Neurotransmissores Oxitocina ou ocitocina Pensamento / Raciocínio Percepção Estímulo Poder da mente Política: Políticos e Corrupção Problemas sociais Psicologia Psicose (Delírios / Alucinações) Psicoterapia / Psicanálise Psiquiatria Psiquiatria Antiga Razão vs Emoção Receitas Médicas / Prescrição de Medicamentos Relacionamentos Religião Riscos para Saúde Saúde mental Serotonina Sexo e Sexualidade Simbolismos Sinapses Sistema Emocional Sistema límbico Sistema Motivacional Sistema Neural Neurônio Sistema Sensorial Sociedade: Valores e Cultura Solidão Suicídio Suicidas Síndrome de Abstinência Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Transtorno de Personalidade Anti-social (antissocial) Transtorno de Personalidade Narcisista Transtornos de Ansiedade Transtornos de Personalidade Transtornos dos Hábitos e dos Impulsos Transtornos Emocionais (de Humor) Transtornos Sexuais Uso de Drogas (Consumo)