Nossas Origens Culturais; Como sabemos as Coisas que Sabemos, Comportamentos e Condutas Adquiridas – imitados; Assertividade; Responsabilidade Moral – (Destaques da Semana – 09/01/2013)

Nossas Origens Culturais: Chinesa e Grega

Nossas Origens Culturais: Chinesa e Grega

Duas são as formas existentes de colocação do poder: mudando a nós mesmos, ou mudando o meio para que este esteja conforme nossos desejos. Uma das mais notáveis características da Grécia antiga (Jônicos e Atenienses em particular) era a colocação do poder no indivíduo. Conforme essa crença, as pessoas desenvolvem um sentido de “agente das ações”. A definição de felicidade para os gregos era “o exercício dos poderes vitais através das linhas de excelência na vida…” Como eles acreditavam na influência dos deuses, havia, de um lado a intervenção divina, de outro, a ação humana independente. As duas eram vistas como trabalhando juntas…

Veja mais!


Como Sabemos as Coisas que Sabemos?

Imagem - Como Sabemos as Coisas que Sabemos?

Quase sempre procuramos obter nosso conhecimento, ou buscar razões para crer numa ou noutra coisa, através de quatro caminhos diferentes: buscando provas, seguindo a tradição, obedecendo à autoridade e através da revelação. A prova, às vezes, significa ver, ouvir, sentir algo; isso tem sido chamado de observação. Se acontece um roubo, ninguém pode não saber quem é o ladrão, mas os policiais podem ajuntar diversas observações para apontar…

Veja mais!

 

O Modelo da Lata de Lixo

Imagem - O Modelo da Lata de Lixo

Todos vocês conhecem a “lata de lixo” mas prova­velmente não conhecem o “Modelo da Lata de Lixo”, um termo criado por alguns cientistas desocupados. Eles falam que em qualquer sociedade sempre se encontram pessoas que discutem e brigam por certas ideias, as mesmas de sempre, anos após anos. Conforme os criadores do Modelo da Lata de Lixo, ao se iniciar uma discussão em mesas redondas, programas de TVs e rádios, sempre aparecem, em todos eles…

Veja mais!


 

Diga NÃO sem se sentir Culpado

Imagem - Diga NÃO sem se sentir Culpado

Quem diz sim a um pedido de aval, para não magoar o outro, pode depois amargar o pagamento da dívida. O passageiro que deixa os centavos com o trocador, com medo de reclamar ou de ser ridi­cularizado, está deixando algo mais além do dinheiro: pode se sentir um “fraco”, ou covarde. O consumidor que levou o sapato, por não ter coragem de dizer não ao vendedor, não o usará com prazer, mas com raiva ou desgosto. A visita desagradável…

Veja mais!

 

Responsabilidade Moral: Fato ou ficção

Imagem - Responsabilidade Moral: Fato ou ficção

Nada é universal e absoluto, tudo muda conforme o momento, o local e as idéias dos “donos da verdade”. As regras morais, como tudo o mais, variam diretamente com a distribuição do poder, a época, a moralidade predominante. Sabemos que a ética nunca é a dos perdedores; para dar uma impressão superficial e popular de justiça, fingimos e exibimos nossas mentiras uns para os outros de maneira hipócrita. Mantemos um suposto equilíbrio, uma…

Veja mais!

Comente!

Você precisa fazer LogIn para publicar um comentário.

Livros Online

Painel de acesso

Veja também…

Abuso / Violência Sexual Abusos nas Receitas Médicas Agressividade e Violência Alcoolismo (vício em álcool) Ansiedade Ansiolíticos Antidepressivos Aprenda a não ser tolo Avaliação Psicológica / Diagnósticos Casamento: felicidade e problemas Charlatões / Manipuladores Comportamento / Condutas Consultas médicas / Exames / Tratamentos Crenças antigas / Mitos / Superstições Cérebro e Mente Dependência Psicológica Dependência Química / Drogadição Depressão Desenvolvimento Cognitivo / Cognição Disfunções Sexuais (Problemas Sexuais) Divórcio / Separação Doentes Mentais - Pacientes Psiquiátricos Doenças e Doentes Doenças Mentais (transtornos) Dopamina Drogas / Medicamentos / Remédios Educação e Conhecimento Efeitos Colaterais Emoções Primárias Emoções Sentimentos Controle Entendendo o Ser Humano Esquizofrenia Estresse (Stress) Estresses Problemas e Adversidades Estruturas Neurais Estímulos Emocionais Estímulos Sensoriais Evolução da Mente Família e Casamento Festas populares e Lazeres Filhos Filosofia Funções Cerebrais Guerra dos sexos Ideologias e sonhos Informação Linguagem e comunicação Jovens Ligações Amorosas / Afetivas / Sociais Linguagem médica / Jargões Livros Online Grátis Livros Psicologia Livros Psiquiatria Mapa mental Medicina Antiga Medo Pânico Memória e Indivíduo Médico vs Paciente Neuro-hormônios peptídeos Neurociência Neuropsicologia Neurotransmissores Oxitocina ou ocitocina Pensamento / Raciocínio Percepção Estímulo Poder da mente Política: Políticos e Corrupção Problemas sociais Psicologia Psicose (Delírios / Alucinações) Psicoterapia / Psicanálise Psiquiatria Psiquiatria Antiga Razão vs Emoção Receitas Médicas / Prescrição de Medicamentos Relacionamentos Religião Riscos para Saúde Saúde mental Serotonina Sexo e Sexualidade Simbolismos Sinapses Sistema Emocional Sistema límbico Sistema Motivacional Sistema Neural Neurônio Sistema Sensorial Sociedade: Valores e Cultura Solidão Suicídio Suicidas Síndrome de Abstinência Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Transtorno de Personalidade Anti-social (antissocial) Transtorno de Personalidade Narcisista Transtornos de Ansiedade Transtornos de Personalidade Transtornos dos Hábitos e dos Impulsos Transtornos Emocionais (de Humor) Transtornos Sexuais Uso de Drogas (Consumo)