Fobia, Medo, Pânico – O que é Fobia, Como controlar medos irracionais, Transtornos de Ansiedade – (Destaques da Semana – 05/12/2012)

Fobia – Dissociação entre Medo e Cognição

Fobia – Dissociação entre Medo e Cognição

Conforme a classificação das doenças mentais, um dos aspectos definidores das fobias é que a vítima reconhece o medo como excessivo, inaceitável e irracional. Desse modo, segundo o centro da fobia há uma dissociação entre o medo e a compreensão cognitiva que é consistente com a automaticidade e encapsulação da característica do medo do módulo desenvolvido. Se a fobia resulta de um sistema de defesa originariamente antigo na classe dos mamíferos, este sistema deve ter sido desenvolvido para servir organismos com cérebros mais primitivos que o da fobia contemporânea. O medo original e primitivo surgiu há milhões de anos, muito e muito antes da emergência da linguagem e do pensamento nos seres humanos recentemente desenvolvidos, como também da cultura onde vivemos e aprendemos outros medos. Partindo dessa perspectiva, não é surpreendente que medos intensos e fobias…

Veja mais!


Maria e Sílvia: Medo condicionado

Imagem - Maria e Sílvia: Medo condicionado

Medo tem sido a principal emoção negativa estudada. Os estudos acerca do medo no comportamento dos animais, homens e outros têm desenvolvido bastante no que diz respeito aos circuitos cerebrais envolvidos (os que são estimulados) quando a pessoa detecta em si um estado de medo ou de perigo. Mas não são somente estados subjetivos de medo que são experimentados, muitos outros são possíveis de serem observados…

Veja mais!

 

O papel do Medo na Conduta

Imagem - O papel do Medo na Conduta

Grande parte do sofrimento existente entre as pessoas decorre do medo diante da insegurança fora e dentro de casa. Um filhote de pardal, por mais que eu tentasse ajudá-lo, não aceitou a ajuda. Acontece que o genoma do pardal o dotou de certos sensores que percebem estímulos perigosos, entre esses, um vulto maior que ele. Na dúvida o melhor é fugir. Nós também, seres humanos confusos, não mais sabemos quem é quem. Estamos convivendo numa…

Veja mais!


 

Do Medo Normal à Ansiedade Patológica

Imagem - Do Medo Normal à Ansiedade Patológica

O medo normal e a apreensão ansiosa são respostas emocionais do organismo diante do perigo. Portanto, ansiedade é um alerta do sistema biológico ao preparar o corpo para reagir, mental e fisicamente, às situações potencialmente ameaçadoras (perigosas). Os sinais corporais (tremores, boca seca, etc.) surgem provocados pela percepção de objetos ou de sinais externos percebidos como perigosos (um carro em disparada)…

Veja mais!

 

Emoções e o Organismo

Imagem - Emoções e o Organismo

Diante de um barulho inesperado ocorre uma (defesa) reação involuntária ou reflexa de setores da fábrica. O alarme inicial é retransmitido a diversos compartimentos da fábrica/organismo preparando os diversos setores deste para se defender de algum possível perigo para a organização geral composta de diversos departamentos. Por exemplo: diante de uma temperatura muito fria ou muito quente; de uma infecção; da penetração…

Veja mais!

Veja também…

Comente!

Você precisa fazer LogIn para publicar um comentário.

Livros Online

Painel de acesso

Veja também…

Abuso / Violência Sexual Abusos nas Receitas Médicas Agressividade e Violência Alcoolismo (vício em álcool) Ansiedade Ansiolíticos Antidepressivos Aprenda a não ser tolo Avaliação Psicológica / Diagnósticos Casamento: felicidade e problemas Charlatões / Manipuladores Comportamento / Condutas Consultas médicas / Exames / Tratamentos Crenças antigas / Mitos / Superstições Cérebro e Mente Dependência Psicológica Dependência Química / Drogadição Depressão Desenvolvimento Cognitivo / Cognição Disfunções Sexuais (Problemas Sexuais) Divórcio / Separação Doentes Mentais - Pacientes Psiquiátricos Doenças e Doentes Doenças Mentais (transtornos) Dopamina Drogas / Medicamentos / Remédios Educação e Conhecimento Efeitos Colaterais Emoções Primárias Emoções Sentimentos Controle Entendendo o Ser Humano Esquizofrenia Estresse (Stress) Estresses Problemas e Adversidades Estruturas Neurais Estímulos Emocionais Estímulos Sensoriais Evolução da Mente Família e Casamento Festas populares e Lazeres Filhos Filosofia Funções Cerebrais Guerra dos sexos Ideologias e sonhos Informação Linguagem e comunicação Jovens Ligações Amorosas / Afetivas / Sociais Linguagem médica / Jargões Livros Online Grátis Livros Psicologia Livros Psiquiatria Mapa mental Medicina Antiga Medo Pânico Memória e Indivíduo Médico vs Paciente Neuro-hormônios peptídeos Neurociência Neuropsicologia Neurotransmissores Oxitocina ou ocitocina Pensamento / Raciocínio Percepção Estímulo Poder da mente Política: Políticos e Corrupção Problemas sociais Psicologia Psicose (Delírios / Alucinações) Psicoterapia / Psicanálise Psiquiatria Psiquiatria Antiga Razão vs Emoção Receitas Médicas / Prescrição de Medicamentos Relacionamentos Religião Riscos para Saúde Saúde mental Serotonina Sexo e Sexualidade Simbolismos Sinapses Sistema Emocional Sistema límbico Sistema Motivacional Sistema Neural Neurônio Sistema Sensorial Sociedade: Valores e Cultura Solidão Suicídio Suicidas Síndrome de Abstinência Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Transtorno de Personalidade Anti-social (antissocial) Transtorno de Personalidade Narcisista Transtornos de Ansiedade Transtornos de Personalidade Transtornos dos Hábitos e dos Impulsos Transtornos Emocionais (de Humor) Transtornos Sexuais Uso de Drogas (Consumo)