A Medicina Religiosa

Imagem - Medicina Religiosa

Um indivíduo adoece. Ele próprio pode tentar compreender e tratar sua doença ou pedir ajuda aos familiares, amigos ou outras pessoas autorizadas socialmente como capazes de ajudá-lo. Entre esses últimos estão os médicos, curandeiros, padres, pastores etc. Conforme a técnica utilizada para compreender a doença e tratá-la podemos classificar diversos modelos de saúde e doença. Um modelo, usado pelos povos chamados primitivos, continua a ser usado até hoje, é o religioso.

No modelo religioso, a doença tem como causa algum problema espirituais. Para que a saúde seja promovida, a pessoa deve ter uma “forma correta de vida”, isto é, uma vida dentro dos preceitos morais preconizados, aspectos, para este modelo, mais importantes para a saúde do que os biológicos, psicológicos e sociais.

Assim é que, de acordo com essas idéias, se o homem viver em harmonia com a natureza, com outros indivíduos e com a maioria dos espíritos existentes, seja Deus ou deuses, Yang ou Yin, desde que os deuses estejam também em harmonia com ele, pode afirmar que a pessoa terá uma boa saúde e não ficará doente.

A doença virá caso haja um desequilíbrio nas relações nas três dimensões: a natureza, o ser humano e os espíritos. Para que adoeça, o ser humano deve violar a harmonia do viver. Assim, as causas da doença devem ser procuradas, nas últimas causas e não, como ocorre na medicina ocidental, nas causas próximas como as bactérias, vírus, mudanças nos cromossomos etc.

Para o modelo religioso a doença afeta o homem na sua totalidade, mesmo quando ela se manifesta num lugar do corpo como no caso de uma perna quebrada ou uma dor de cabeça.

O tratamento deve ser realizado por alguns capacitados para isso. Os iniciados têm o poder de curar como ocorre com o Shaman, o padre, o feiticeiro, o macumbeiro, o pai de santo etc. O agente que faz o diagnóstico, o faz através de comunicações com os seres espirituais superiores a ele existentes geralmente fora do mundo terreno. Para que se dêem essas ligações é necessária a realização de cerimônias ou ritos religiosos. A administração de medicações, orientada pelos seres superiores, restaura o doente à harmonia cósmica perdida. Este é o objetivo fundamental do tratamento segundo as idéias desse modelo.

Nota-se, ao examinar os relatos existentes no Velho Testamento que a doença foi considerada como punição divina e, mais tarde, como necessidade do indivíduo de “pagar por algo feito de errado”, ou seja, provação. Conforme essas idéias, Deus usa as doenças, os acidentes e outros sofrimentos como forma de educar e purificar as pessoas.

Comentários estão desabilitados.

Livros Online

Painel de acesso

Veja também…

Abuso / Violência Sexual Abusos nas Receitas Médicas Agressividade e Violência Alcoolismo (vício em álcool) Ansiedade Ansiolíticos Antidepressivos Aprenda a não ser tolo Avaliação Psicológica / Diagnósticos Casamento: felicidade e problemas Charlatões / Manipuladores Comportamento / Condutas Consultas médicas / Exames / Tratamentos Crenças antigas / Mitos / Superstições Cérebro e Mente Dependência Psicológica Dependência Química / Drogadição Depressão Desenvolvimento Cognitivo / Cognição Disfunções Sexuais (Problemas Sexuais) Divórcio / Separação Doentes Mentais - Pacientes Psiquiátricos Doenças e Doentes Doenças Mentais (transtornos) Dopamina Drogas / Medicamentos / Remédios Educação e Conhecimento Efeitos Colaterais Emoções Primárias Emoções Sentimentos Controle Entendendo o Ser Humano Esquizofrenia Estresse (Stress) Estresses Problemas e Adversidades Estruturas Neurais Estímulos Emocionais Estímulos Sensoriais Evolução da Mente Família e Casamento Festas populares e Lazeres Filhos Filosofia Funções Cerebrais Guerra dos sexos Ideologias e sonhos Informação Linguagem e comunicação Jovens Ligações Amorosas / Afetivas / Sociais Linguagem médica / Jargões Livros Online Grátis Livros Psicologia Livros Psiquiatria Mapa mental Medicina Antiga Medo Pânico Memória e Indivíduo Médico vs Paciente Neuro-hormônios peptídeos Neurociência Neuropsicologia Neurotransmissores Oxitocina ou ocitocina Pensamento / Raciocínio Percepção Estímulo Poder da mente Política: Políticos e Corrupção Problemas sociais Psicologia Psicose (Delírios / Alucinações) Psicoterapia / Psicanálise Psiquiatria Psiquiatria Antiga Razão vs Emoção Receitas Médicas / Prescrição de Medicamentos Relacionamentos Religião Riscos para Saúde Saúde mental Serotonina Sexo e Sexualidade Simbolismos Sinapses Sistema Emocional Sistema límbico Sistema Motivacional Sistema Neural Neurônio Sistema Sensorial Sociedade: Valores e Cultura Solidão Suicídio Suicidas Síndrome de Abstinência Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Transtorno de Personalidade Anti-social (antissocial) Transtorno de Personalidade Narcisista Transtornos de Ansiedade Transtornos de Personalidade Transtornos dos Hábitos e dos Impulsos Transtornos Emocionais (de Humor) Transtornos Sexuais Uso de Drogas (Consumo)